Atendimento de crianças com necessidades especiais
• Sedação consciente
com oxido nitroso
A Sedação Consciente com Óxido Nitroso consiste em uma técnica usada para redução da DOR, MEDO e ANSIEDADE. Extremamente confiável, segura e antiga. Realizada a partir da inalação de uma mistura de Oxigênio e Óxido Nitroso em diferentes proporções.
É um estado CONTROLADO de sedação, em que o paciente se mantém desperto e cooperativo, capaz de responder a comandos verbais e físicos.
O Óxido Nitroso é conhecido como gás do riso ou gás hilariante. Ele libera endorfina no cérebro (hormônio que causa sensação de prazer, bem estar e felicidade, além de reduzir a sensação de dor). O seu efeito desaparece em poucos minutos após finalizada a administração do gás, não havendo “ressaca” da sedação. Ele não é tóxico, não causa alergia e não interage com nenhum medicamento presente no organismo. Esse tipo de sedação é mais seguro do que a própria anestesia local utilizada em Odontologia.
• atendimento domiciliar
A Odontologia Domiciliar (ou Home Care Odontológico) é responsável por proporcionar um atendimento no conforto do lar, de maneira adaptada e individualziada. Alguns pacientes não podem ir até o consultório, seja por problemas de saúde, distância, medo, dificuldade de locomoção ou até mesmo por estar dentro de um hospital.
Segundo a Dra. Maria Eduarda Gama, essa modalidade de atendimento tem como objetivo levar a saúde bucal para todos, visando melhorar a qualidade de vida, promover saúde, minimizar problemas bucais decorrentes de alterações sistêmicas, sanar dor e desconforto, proporcionar estética e autoestima, tratar e prevenir focos de infecção, contribuir para a execução das funções orais e colaborar com a família e cuidadores.
• pré-natal odontológico
O pré-natal odontológico consiste em uma etapa muito importante da gestação. A saúde bucal da mãe está diretamente relacionada a sua qualidade de vida; doenças infecciosas em gengiva ou nos dentes, podem trazer riscos ao feto.
O tratamento odontológico da gestante é seguro e pode ser realizado em qualquer semestre gestacional. Adiar o tratamento nessa fase pode causar complicações na saúde da gestante e do bebê.
Sabe-se que a percepção da criança quanto a sua saúde e sobre ter hábitos saudáveis, está relacionada com a percepção que a mãe tem quanto a sua própria saúde e se ela mantém hábitos saudáveis. Portanto, visando prevenir problemas futuros, as consultas de pré-natal odontológico também trabalham orientações imprescindíveis para os primeiros anos de vida do bebê.